O Palácio do Planalto planejava aproveitar a visita à França para avançar em negociações comerciais, fortalecer a articulação do Brasil e discutir questões internacionais, incluindo conflitos armados.
Durante os encontros com líderes europeus, o foco foi aumentar o acesso dos produtos brasileiros ao mercado europeu, especialmente a carne bovina.
Lula participa como convidado da cúpula do G7.
A programação dos encontros é ajustada conforme o evento avança e depende da disponibilidade das delegações.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente da Suíça, Guy Parmelin, em Évian-les-Bains, França. — Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na segunda-feira, dia 15, Lula se encontrou com o presidente suíço, Guy Parmelin.
Os dois líderes defenderam o fortalecimento do comércio entre os países, com ênfase na ampliação das exportações e no fortalecimento do acordo entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA).
Eles também concordaram em expandir a cooperação em áreas como inteligência artificial, transição energética, minerais críticos, biotecnologia, saúde e defesa.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma reunião bilateral com o presidente da França, Emmanuel Macron, em Évian-les-Bains, França. — Foto: Ricardo Stuckert/PR
Em seguida, Lula teve uma agenda bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron, que foi o anfitrião do evento.
Após o encontro, ele compartilhou um vídeo nas redes sociais, afirmando: "O Brasil retorna a este importante espaço de diálogo levando a voz do Sul Global e reafirmando seu compromisso com a paz, a defesa do multilateralismo, o desenvolvimento sustentável e a construção de um mundo mais justo."
