O presidente brasileiro viajou para a França a convite do presidente Emmanuel Macron.
Esta é a décima vez que Lula participa de uma cúpula do G7.
Julia Amoêdo de Brasília 15.jun.2026 (segunda-feira) - 12h15
Na segunda-feira (15.jun.2026), Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com Emmanuel Macron. O presidente brasileiro chegou à França no domingo (14.jun.2026) para a cúpula do G7, a convite do francês.
Lula compartilhou fotos do encontro em suas redes sociais, mas o Planalto ainda não revelou quais assuntos foram discutidos entre os dois líderes.
Lula está na França em meio a tensões comerciais com os Estados Unidos, que podem impor tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Não há previsão de um encontro entre ele e o presidente americano, Donald Trump.
Durante a cúpula, Lula participará de debates sobre um crescimento econômico equilibrado, defendendo que o modelo atual deixa alguns países vulneráveis.
Ele também estará presente em sessões sobre parcerias internacionais e desenvolvimento global. Espera-se que os participantes do G7 defendam a diminuição da transferência de recursos para países emergentes e um aumento do capital privado no financiamento dessas economias.
Em contrapartida, Lula deve pressionar os países ricos a cumprirem suas promessas de financiar iniciativas que combatam a pobreza e promovam o desenvolvimento das economias emergentes.
Mais cedo, Lula se encontrou com o presidente da Suíça, Guy Parmelin. Também há expectativa de que ele se reúna com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi.
